sábado, 2 de junho de 2007

CHAVEZ E LULA ESTÃO CERTOS

A imprensa não descansa. Representada pelos defensores do grande capital, ela reconhece que a onda socialista e progressista vivida pela América Latina a partir da primeira década do terceiro milênio é uma ameaça ao fim de sua existência.

O Senado brasileiro, nesta sexta-feira 01/06/2007, aprovou uma nota de repúdio (inclusive, para o meu pesar, com assinaturas de mandatários do PT) se posicionando contra a não-renovação da concessão da RCTV pelo governo eleito democraticamente do Presidente Hugo Chavez. Tal atitude fez com que Chavez respondesse que o Senado brasileiro era papagaio dos EUA.

Para muitos, uma atitude provocadora. A imprensa nada de braçada para malhar Chavez enquanto o assunto render noticiário no mais novo (não tão novo assim) método de cobertura jornalística brasileira: o pseudoclamor de ética na política, pois ninguém clamou por ética quando a Globo editou o debate de 1989 entre Collor e Lula, ninguém clama por ética quando os meios de comunicação se referem a Fidel Castro como ditador, ninguém da imprensa clamou por ética quando FHC disse que os aposentados eram vagabundos, ninguém clamou por ética quando após as privatizações a dívida externa aumentou em dez vezes, etc, etc e etc. Leia-se ninguém a direita brasileira.

Chavez está certo, o Senado brasileiro é papagaio dos EUA, afinal, a RCTV não teve uma concessão pública renovada e participou abertamente de uma tentativa de golpe de Estado financiada pelos EUA contra Chavez em 2002. Logo, um golpe patrocinado pelos EUA deu errado e se Senadores brasileiros repudiam o fechamento de uma entidade que foi patrocinada pelos EUA para dar um golpe, eles repudiam o fechamento de uma entidade laranja do império. Portanto, são sim papagaios dos EUA.

Lula, na qualidade de estadista, disse muito bem: cada país deve resolver seus problemas internos sem interferências externas. Mas aí alguém vem e pergunta para o autor desse artigo: se é assim, então por que Chavez está certo em dizer que o Senado brasileiro é papagaio dos EUA? Simples resposta: por que quem começou o debate foi o Senado brasileiro aprovando uma nota de repúdio de uma questão a ser resolvida internamente pela Venezuela.

Conclusão: nesse episódio, Chavez e Lula estão certos. O Senado brasileiro é papagaio dos EUA, mas cada qual com seus problemas internos a serem resolvidos.
Lucas Rafael Chianello, além da grande mídia.

Um comentário:

  1. [...]Alem da midia mundial aumentar os comentarios de ambos os presidentes, de ambos os paises, causao um conflito entre camarada, somos contra isso e sabemos o quanto a Bolivia é importante para a Republica do Brasil.
    Sabemos que isso é calunia da imprenssa, mas enfim...
    Um forte abraço Lucas Hass

    ResponderExcluir

Instruções para comentários:

1 - serão removidos pelo moderador aqueles que não estiverem relacionados com o conteúdo da postagem e/ ou conter palavras de baixo calão ou inapropriadas;

2 - para publicar seu comentário, você pode fazê-lo usando sua conta do google. CASO NÃO TIVER A CONTA DO GOOGLE OU PREFERIR NÃO USÁ-LA, escolha a opção Nome/URL e deixe a opção URL em branco que não haverá nenhum problema.