domingo, 3 de junho de 2007

SOLIDARIEDADE GLOBAL A RCTV DIRETO DE MARACAIBO

Ontem a noite no programa Altas Horas, da Rede Globo, Serginho Groisman, por pouquíssimos minutos, promoveu uma teleconferência com um jovem brasileiro residente em Maracaibo, Venezuela. Não sei se por curiosidade própria ou por mando dos chefões da Rede Globo, Serginho fez a pergunta do momento que o jornalismo corporativo do grande capital não quer calar: como o povo venezuelano estava reagindo ao fechamento da RCTV.

Insisto em passar a informação aos leitores deste blog que na verdade a RCTV não foi fechada, ela não teve a sua concessão renovada, é uma situação diferente da que a grande mídia nos quer passar.

Relatando o clima na Venezuela, o jovem brasileiro, demonstrando na sua fala com algumas gaguejadas não estar realmente convicto da realidade dos fatos, disse que a RCTV foi fechada porque ela atacou Chavez em abril de 2002. Durante a fala dele, a Globo mostrava rapidamente imagens de alguns venezuelanos presentes no estúdio da RCTV no dia da sua última transmissão, algumas pessoas que escreviam de branco no vidro de um carro aparentemente acessível às classes economicamente altas as iniciais da Radio Caracas Television (RCTV), além de mais algumas pessoas terem enfrentado a polícia contra o "fechamento" da RCTV.

Detalhe: posso estar errado e me dou ao privilégio de rever as imagens para, em caso de erro, rever minha postagem, mas até então as imagens da Globo mostram aquilo que popularmente chamamos de "meia dúzia de gatos pingados" protestando contra o fim da RCTV. Entretanto, a maior emissora de TV brasileira nunca se deu ao luxo de mostrar a imensa quantidade de pessoas presentes nas passeatas pró revolução bolivariana. Quando da tentativa de derrubada de Chavez em 2002, por exemplo, a Globo apenas mostrou o discurso de Chavez após o reestabelecimento da ordem constitucional, mas em momento algum mostrou os dois milhões de venezuelanos que ficaram mais de doze horas nas grades e ruas próximas ao Palácio Miraflores pedindo a volta de Hugo Chavez!

Infelizmente, o jovem brasileiro entrevistado por Groisman não sabe o que acontece no país onde mora. A RCTV não foi fechada porque era inimiga de Chavez. Ela não teve sua concessão renovada porque usou de uma concessão pública para descumprir a lei e tentar dar um golpe de Estado, atentando contra a ordem constitucional venezuelana.

Lucas Rafael Chianello, além da grande mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instruções para comentários:

1 - serão removidos pelo moderador aqueles que não estiverem relacionados com o conteúdo da postagem e/ ou conter palavras de baixo calão ou inapropriadas;

2 - para publicar seu comentário, você pode fazê-lo usando sua conta do google. CASO NÃO TIVER A CONTA DO GOOGLE OU PREFERIR NÃO USÁ-LA, escolha a opção Nome/URL e deixe a opção URL em branco que não haverá nenhum problema.