quarta-feira, 22 de julho de 2009

SUGESTÃO DE LEITURA

TÍTULO: Chile, 1973: Como os EUA derrubaram Allende
AUTORA: Patricia Verdugo

A radiografia de um dos mais cruéis golps de Estado ocorridos no séc. XX e seu relato fidedigno, a partir de uma complexa pesquisa cujo resultado é a descrição material e despida da ingerência estadunidense sobre o Chile governado por Salvador Allende.


As ações encobertas da CIA e sua estação em Santiago, a ira do então presidente estadunidense Richard Nixon, assim como o patrocínio ao jornal El Mercurio, visando macular a imagem de Allende, demonstram claramente as manobras da inteligência ianque, as quais tinham um único fim: impedir o logro da implantação do socialismo no Chile pela via democrática.

Chile, 1973: Como os EUA derrubaram Allende é leitura essencial para a compreensão deste triste capítulo da história latino americana.

"Enquanto Pinochet escreveu seu nome a ferro, fogo e rajadas de metralhadoras, na galeria dos ditadores criminosos do século XX, o nome do presidente Salvador Allende continuará íntegro, em praças e avenidas, cursos universitários, colégios e estátuas no mundo inteiro. Ano após ano, ao longo do século, novas gerações vão se perguntar quem foi este chileno tornado imortal em nome de seus ideais, da lealdade ao seu povo e da esperança de construir uma sociedade mais justa e solidária".

Caso tenha interesse em comprar o livro, clique aqui.

Lucas Rafael Chianello, além da grande mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instruções para comentários:

1 - serão removidos pelo moderador aqueles que não estiverem relacionados com o conteúdo da postagem e/ ou conter palavras de baixo calão ou inapropriadas;

2 - para publicar seu comentário, você pode fazê-lo usando sua conta do google. CASO NÃO TIVER A CONTA DO GOOGLE OU PREFERIR NÃO USÁ-LA, escolha a opção Nome/URL e deixe a opção URL em branco que não haverá nenhum problema.