terça-feira, 12 de abril de 2011

POR QUE ASSISTIR AMOR E REVOLUÇÃO?

O golpe de 64, arquitetado desde o final da Segunda Guerra Mundial, foi muito mais do que tão somente impedir a população brasileira de escolher os seus representantes. E o SBT, uma das maiores emissoras privadas brasileiras de TV, retrata em sua nova novela a realidade de um regime político defendido pela rede globo.

Os próximos capítulos continuarão a mostrar a triste prática corriqueira da ditadura: torturas e assassinatos dos "inimigos da ordem". Assim, somente os próximos capítulos para responder se veremos uma amostra do comportamento da grande mídia à época dos fatos: apoio total ao regime!

Seria de suma importância que se mostrasse tal postura. Numa exibição da twitcam no último dia 31, o sociólogo Emir Sader foi muito feliz ao sugerir a leitura de Cães de Guarda, autorado por Beatriz Kushnir, da Editora Boitempo. Em sua obra, Beatriz magistralmente desmitifica a ideia de que a imprensa foi uma simples vítima da censura. Em Amor e Revolução, a princípio só é mostrada a resistência ao golpe de um jornal no qual trabalha um ex-militante do Partido Comunista Brasileiro, interpretado por Mário Cardoso.

Com ou sem debate sobre o papel da grande mídia no infeliz sucesso do golpe, Amor e Revolução é um choque de realidade. Sim, o regime militar, com apoio dos EUA e "sob o signo do anticomunismo", torturava e matava para impor sua ordem policialesca, intimidar a população e obter informações que o levava a prender seus inimigos que depois seriam torturados e mortos.

Sábias são as palavras do Professor Emir Sader (também via twitcam), do alto de sua invejável lucidez: é preciso aprender sobre os fatos e compreendê-los para que nunca mais se repitam. Os depoimentos dos perseguidos e torturados após a exibição dos capítulos são a lição histórica de coragem daqueles que arriscaram suas vidas contra a truculência, por um ideal. Portanto, vale e muito a pena assistir Amor e Revolução.

Lucas Rafael Chianello, além da grande mídia.

Para se interar sobre Amor e Revolução e saber mais sobre o golpe militar e a postura da imprensa:


2 comentários:

  1. Vale a pena assistir para saber que a ditadura aconteceu.Muitas pessoas sem saber como foi o governo militar no Brasil defende que era muito melhor na época dos militares. A novela exibir só história e não exibir cenas de romances, seria muito mais interessante para focar a ditadura.Quem entende de novela diz, tem que ter romance senão ninguém assiste.Na novela Amor e Revolução, poderiam deixar os romances em quinto plano.Uma crítica que li sobre a novela e que não se deve levar em conta,sobre a interpretação dos atores-na vida real as pessoas dialogam daquele jeito e não com produção.Por isso, acho que está muito melhor assim.Para não comparar com as novelas da globo mesmo.A novela mostra de quem era o interesse da ditadura,está mostrando as torturas e deve mostrar o outro lado da luta,o lado dos rebeldes-erros e acertos dos 2 lados.Que fique claro uma coisa, qualquer coisa que os militares faziam era legal e qualquer coisa que os rebeldes faziam era ilegal.Apesar dos 2 lados morrer e matar,os militares tinham autorização pra isso,os rebeldes não.Uma luta desigual e eu acho que justifica as ações dos rebeldes.O incomodo que a novela está causando deve ser pelo fato da comissão da verdade,que poderá sair mais rápido e o medo da punição depois de anos.O que penso sobre a punição para esses militares que estão vivos.A punição seria somente mostrar a ilegalidade da prática de tortura(poderiam interrogar sem torturar).A punição de mostrar os crimes que as forças armadas cometeram.Mandar esses militares vivos pra cadeia não acho que estará consertano a história,mas exibir tudo o que foi praticado,passar a limpo a história da época acrescentaria muito para o país.Imagina que esses militares eram ordenados,mesmo assim cometendo crime,que os mandantes nem vivos mais estão,que alistamento era obrigatório,que eram obrigados a cometer as práticas de crimes,que uns poderiam estar cientes e outros não(como saber quem estava ou não),que o Brasil foi levado pelos EUA e que aquele ideal era mesmo por convicção,que a ditadura comunista era deturpada,que as informações eram deturpadas(claro).

    ResponderExcluir
  2. Cadeia não vai punir de forma correta aqueles militares,mas a verdade dos fatos,o esclarecimento dos acontecimentos,do início ao fim, vai ajudar a passar a limpo o passado e dar nomes aos bois.E tem muito mais para questionar,analisar,pensar,discordar,concordar.

    ResponderExcluir

Instruções para comentários:

1 - serão removidos pelo moderador aqueles que não estiverem relacionados com o conteúdo da postagem e/ ou conter palavras de baixo calão ou inapropriadas;

2 - para publicar seu comentário, você pode fazê-lo usando sua conta do google. CASO NÃO TIVER A CONTA DO GOOGLE OU PREFERIR NÃO USÁ-LA, escolha a opção Nome/URL e deixe a opção URL em branco que não haverá nenhum problema.