quarta-feira, 12 de setembro de 2012

POÇOS DE CALDAS: FUTURO EM XEQUE

Em se tratando de política, acima de tudo há de ser considerado o projeto político que um candidato representa. Logo, a diferenciação de um candidato para outro não tem como elemento mais importante a pessoa do candidato e sim o projeto político que ele lidera, aí sim com as pessoas à sua volta e os partidos constantes da coligação.

No caso de Poços de Caldas, há dois projetos políticos conflitantes: o conservador, liderado por antigos caciques da política local e seus afilhados, que tem no seu maior expoente o ex-deputado pela Arena, na época da ditadura militar, Sebastião Navarro, enquanto que de outro lado há um projeto democrático popular para a cidade liderado pelo Partido dos Trabalhadores.

Frase sempre proferida neste blog, "um povo que não conhece sua história está condenado a repetí-la". Em 1996, os conservadores derrotaram o PT em eleições que até hoje tem seu resultado questionado: diferença de 34 votos a favor de Geraldo Thadeu. Apesar do sentimento de ocorrência de fraude e inúmeras denúncias de extravio de urnas onde o candidato do PT, Paulo Tadeu, teria mais votos, a Justiça Eleitoral ratificou o resultados das eleições.

Pois em 2000, sem Geraldo candidato à reeleição, o PT, com o mesmo Paulo Tadeu, venceu com ampla margem de votos, o que significou para muitos o troco à injustiça das eleições de 1996. Na mesma eleição, o já vereador pelo PT Paulinho Couro Minas alcançou votação histórica e, salvo engano deste blog, até hoje é o detentor do maior número de votos para um vereador de Poços de Caldas.

Porém, o mesmo Paulinho Couro Minas resolveu se juntar aos coronéis durante aquele que seria seu último mandato de vereador e filiou-se ao PPS. O candidato a Prefeito Sebastião Navarro teve Couro Minas como seu vice e venceu as eleições municipais. Candidatura que teve o apoio do Dep. Federal e ex-Prefeito Geraldo Thadeu, bem como teve no atual candidato a Prefeito pelo PSB, Marcus Togni, sustenção na Câmara Municipal.

Finalmente, nas últimas eleições, em 2008, Couro Minas se candidatou a Prefeito e venceu, com o apoio do então Prefeito Sabastião Navarro, do Dep. Estadual Carlos Mosconi e do Dep. Federal Geraldo Thadeu. Todavia, quase no apagar das luzes do seu mandato, há um racha dentre os representantes do conservadorismo, de forma que se inicia publicamente uma intensa disputa entre os candidatos do atual Prefeito e do Deputado Geraldo Thadeu, que colocou seu nome à disposição dos conservadores para disputar as eleições deste ano.

Amigos ontem, inimigos hoje, Geraldo, Paulinho e até mesmo Marcus Togni representam o mesmo projeto político. Analogicamente, em determinados momentos áureos da F-1, vimos a intensa briga que foi o duelo entre Alain Prost e Ayrton Senna nas temporadas de 1988 e 1989. Fosse qualquer um dos dois o vencedor, a equipe vitoriosa era a mesma, a McLaren. O mesmo ocorre em Poços: seja Paulinho ou seja Geraldo e até mesmo Marcus Togni, a vitória será do conservadorismo, das forças do tradicionalismo coronelista que sempre governou Poços de Caldas.

Juntos o tempo todo e agora "oposição um do outro". Querem enganar a quem?
Mudar para algo diferente, portanto, requer forças políticas que tenham por instrumento pessoas diferentes. Enquanto o Brasil se desenvolve e se torna o país das oportunidades, um país melhor para todos, Poços de Caldas, cada vez mais sucateada e abandonada, tem atualmente na sua Prefeitura um mero instrumento de poder de vaidosos personalistas. O futuro da cidade tem nessas eleições o seu divisor de águas de modo que só há um candidato que signifique verdadeiramente a mudança profunda que a população da cidade sente necessitar: Dr. Eloisio e seu vice, Nizar.

Por ter em seu eixo central de campanha a descentralização de decisões, com maior participação da população; uma regulamentação justa do transporte coletivo; o cuidado nos bairros da mesma maneira que se cuida do centro da cidade e, dentre outras propostas, inserir Poços de Caldas no rumo do desenvolvimento que o Brasil tomou após os Governos Lula e Dilma, é nesta candidatura que está representada a renovação política local tão almejada pelos poçoscaldenses.

Sempre é tempo de mudar, recomeçar e escolher novos caminhos que nos levem à realização plena da nossa cidadania. Que haja, portanto, a oportunidade do novo, representada pelo Dr. Eloisio, representante legítimo de um projeto democrático e popular para Poços de Caldas.

A verdadeira mudança em Poços atende pelo nome do Dr. Eloisio Lourenço.
Lucas Rafael Chianello, além da grande midia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instruções para comentários:

1 - serão removidos pelo moderador aqueles que não estiverem relacionados com o conteúdo da postagem e/ ou conter palavras de baixo calão ou inapropriadas;

2 - para publicar seu comentário, você pode fazê-lo usando sua conta do google. CASO NÃO TIVER A CONTA DO GOOGLE OU PREFERIR NÃO USÁ-LA, escolha a opção Nome/URL e deixe a opção URL em branco que não haverá nenhum problema.